top of page

Lava-Jato + WhatsApp vs Telegram


Dia Dose Dupla na SIBr!

Eis o momento atual no país: após o vazamento de conversas do Telegram entre diversos envolvidos na Lava-Jato, incluindo Sérgio Moro, a população se encontra preocupada e se questiona: afinal, aplicativos como WhatsApp e Telegram são seguros? Qual é mais?

O WhatsApp é o queridão da galera, o mais usado no país. O Telegram conquista novos seguidores (1) a cada vez que o WhatsApp fica fora do ar e (2) aqueles que querem funções mais avançadas de segurança. Mas será que isso é suficiente para colocá-lo no topo da lista?

E, afinal de contas, como aconteceu o vazamento de dados? Dia 14 de Junho, não temos as respostas definitivas, mas temos um bom palpite. Portanto, nesse Post de hoje temos 2 opções para você. Caso você queira saber, de uma forma mais rápida (16min), quem ganha a disputa entre WhatsApp e Telegram, assista este vídeo:

Agora, se você realmente quiser ter uma visão completa (40min) de todas as possibilidades do que pode ter ocorrido no vazamento e entender profundamente como o Telegram e WhatsApp se comportam nos diferentes cenários, então assista também a este vídeo:

Nesse último vídeo enumeramos as mais prováveis causas do vazamento e deixamos claro qual é o comportamento esperado de ambas as soluções. O objetivo final é que você possa ter uma vida digital mais segura, configurando os Apps para serem mais seguros e monitorando seu próprio comportamento (de ser humano, não do App).

Sejam muito bem-vindos(as)!

 

Marcos Cavinato é Engenheiro Consultor de Cybersegurança em uma das maiores multinacionais do ramo. É certificado CISSP, CCSP e CEH, Instrutor do Curso de Segurança em Redes de Computadores aqui na SegInfoBrasil e criador do Canal Segurança Cavinato no Youtube.

bottom of page