top of page

Happy Birthday SIBr


É isso mesmo: 1 ano de aniversário. A SIBr está completando sua primeira volta completa ao redor do nosso todo quente Sol.

Nesse 1 ano muitas coisas boas aconteceram... muitos Feedbacks positivos, muita informação compartilhada em Blog, Youtube e participação em eventos físicos e online, como RoadSec, WorkSec, Sinergia, etc.

Como a grande maioria dos formados em Ciências Exatas, acredito que os números nunca mentem e devem, analiticamente e contextualmente, serem levados em consideração.

Números

Graças à magia da Internet, a quantidade de números e estatísticas que podemos puxar são inúmeros. Dentre tantas possibilidades, aqui vão alguns números interessantes.

Comecemos com números de YouTube:

É impressionante... mais de 213 mil minutos de vídeos assistidos no nosso Canal do Youtube. Isso equivale a 3.550 horas ou 147 dias de Streaming. Foram mais de 15.000 pessoas que buscaram conteúdo gratuito e de qualidade para aprender mais sobre Firewall, IPS, Proxy, etc, ou Segurança da Informação em Geral. Foram mais de 1.100 novos inscritos e mais de 28.000 visualizações.

E será que o pessoal gosta do canal? Parece que sim, já que foram 1.592 Likes (e apenas 6 Dislikes).

Além de ser um grande portal de conhecimento, o canal do YouTube da SIBr também é uma porta de entrada: mais de 50% dos alunos do Curso de Segurança em Redes de Computadores criaram o interesse pelo curso depois de assistir ao canal. Eles gostaram da abordagem de ensinamento, com Whiteboard (desenho na tela) e uma dinâmica descontraída e compraram o Curso.

Mas e ao completar esse primeiro ano de idade, quantos alunos tem a SIBr?

412 alunos!!!!

412 pessoas que optaram por entrar na área e/ou crescer em uma carreira já existente. De fato, a maioria (39%) dos alunos são novos na área. Muitos apenas com experiência em servidores, programação, TI básica ou sem nenhuma experiência "at all". Além desses, 33% se consideram intermediários, geralmente já conhecendo algumas ferramentas básicas como NMAP e/ou já trabalhando como analistas de rede ou segurança. Mas não é só para quem está começando: 28% dos alunos já são avançados no conhecimento de segurança. Alguns até com algumas certificações como Security+ ou CCNA Security e que mesmo assim encontraram um valor enorme no curso, seja por (1) verem na prática algumas tecnologias, (2) por aprender conceitos novos ou (3) por escutar as experiências do instrutor.

Mas será que a galera está gostando do curso?

Sim, e muito. 237 alunos finalizaram o Curso e completaram a pesquisa de satisfação, que vai de 1-5, onde 5 é a melhor nota. E as médias são fenomenais, seja para Iniciantes, Intermediários ou Avançados.

Foram mais de 50 alunos orgulhosos que compartilharam seus certificados de conclusão no LinkedIn e mais de 100 que deixaram seus depoimentos ao final do Curso. Entre eles, nota-se que os 2 maiores pontos de elogio são a didática (Whiteboard) e os vídeos curtos que permitem ao aluno separar bem os estudos.

Novamente, como amante dos números, poderia colocar aqui inúmeros outros dados sobre o que aprendemos sobre nossos alunos durante esse 1 ano mas os números apresentados até aqui já nos mostram que estamos no caminho certo e queremos crescer muito mais nesse ano que vem por aí.

E o que esperar para esse 2o ano da SIBr?

Cursos novos!

Estamos na fase final da gravação do Curso de Criptografia da SIBr, um curso que mesmo antes de nascer já foi procurado por mais de 50 pessoas.

E o Blog?

Queremos crescer e para isso vamos contar com a participação dos nossos próprios assinantes. Nesse 2o ano quem quiser escrever no Blog e ter sua identificação compartilhada com os mais de 50 leitores diários poderá fazê-lo: basta entrar em contato, sugerir o assunto e mandar seu texto que, se aprovado, vai ao ar no Blog.

E o YouTube?

Firme e forte, vamos continuar fazendo vídeos curtos e com assuntos bacanas. Na fila temos assuntos como SIEM, Cloud, WAF, Legislação, entre outros...

Estamos felizes de completar 1 ano com tantos resultados positivos e esperamos crescer ainda mais no próximo ano!

E lembre-se, se você quiser saber mais sobre o Curso e testar algumas aulas, basta clicar AQUI e criar uma conta gratuitamente.

Obrigado e um excelente "Ano 2" para nós!

 

Marcos Cavinato é Engenheiro Consultor de Cybersegurança em uma das maiores multinacionais do ramo. É certificado CISSP e CEH, Instrutor do Curso de Segurança em Redes de Computadores aqui na SegInfoBrasil e criador do Canal Segurança Cavinato no Youtube.

bottom of page